Natsuki Chronicles – Análise

Um shoot ‘em up divertido!

natsuki chronicles análise

Existem momentos em que, simplesmente, tenho uma vontade (pelicular) de jogar algo que me leve de imediato à jogabilidade, num cenário caótico onde adrenalina é constante. De facto, um jogo do género shoot ‘em up parece ser a escolha perfeita, não acham? Foi assim que me decidi aventurar em Natsuki Chronicles o qual me atraiu pelo seu visual, ação non-stop e, curiosamente, uma narrativa que contribuiu para a experiência.

Natsuki Chronicles é bastante acessível na sua abordagem, dando a opção de escolher entre o modo de história ou o modo “Arcade”, sendo este último a fórmula tradicional de um shoot ‘em up. Decidi começar a jogar com a companhia da narrativa, que só por si também é simples. Com a introdução da mesma através de algumas cutscenes, passamos a conhecer a nossa personagem Natsuki (como o próprio título indica), onde a vemos numa situação delicada em futuros acontecimentos do jogo. É caso para dizer, que a nossa protagonista não irá ter uma viagem fácil, mas cá estarei para a ajudar. Percebi desde o início que algo estava errado e, instintivamente, consegui prever algumas partes da história. É importante mencionar que estes acontecimentos ocorrem paralelamente aos do Ginga Force, o jogo anterior da produtora, Qute Corporation, que decorre no mesmo universo.

 

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Cada nível contém um confronto contra um boss sempre pronto a testar as nossas habilidades.

Esta conexão acaba por enriquecer o mundo e as suas personagens, que demonstram a sua personalidade através de um bom voice acting (apenas em Japonês). No decorrer da jogabilidade, as personagens estão a relatar os acontecimentos presentes. Contudo, devido ao combate caótico que exige toda a nossa atenção, existe uma grande dificuldade em acompanhar as caixas de texto das falas (pois ainda não aprendi japonês). Apesar de no final de cada missão existir uma pequena reflexão do que aconteceu, a mesma poderia ser mais completa para garantir uma maior imersão na narrativa. Após a conclusão desta, confesso que gostei desta aventura e fiquei curioso para descobrir mais sobre este universo. Nesse sentido, acho que chegou a hora de pilotar a minha nave em Ginga Force, mas isso agora não é importante e, por isso, vamos continuar com a charmosa Natsuki.

No departamento visual, este é um título competente para o seu género, apresentando-se como um shooter 2.5D bastante detalhado e com vários efeitos explosivos (o que não poderia faltar). No entanto, os primeiros níveis demonstraram uma palete de cores semelhante entre os vários componentes do cenário, o que provocou algum desconforto e dificuldade na coordenação de movimentos. Em termos de desempenho, o jogo apresenta uma fluidez impecável e obrigatória para um shoot ‘em up, algo essencial para este género funcionar.

 

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Existe uma grande disparidade visual entre cada um dos níveis. Já a dificuldade, essa aumenta progressivamente.

Ação non-stop e caótica

A jogabilidade de Natsuki Chronicles é o seu coração. Esta é acessível para iniciantes, mas a sua dificuldade poderá ser um obstáculo para os mesmos. Porém, é possível ajustar a mesma para qualquer jogador, mas deixo a nota que o desafio faz parte da essência do género, ou seja, não é a opção Easy que vai pilotar por vocês. Isto não faz com que o título seja difícil de desfrutar, muito pelo contrário, senti que a minha habilidade estava a melhorar a cada novo nível terminado, o que contribuiu para uma sensação de vitória satisfatória. Para além disso, existe um ending para cada dificuldade, logo, para além da sua jogabilidade divertida, temos mais um motivo para visitar a campanha (se assim tiverem coragem).

De facto, o combate é uma injeção de adrenalina caótica. O mesmo fica melhor com a presença da sua banda sonora espetacular, que me encheu de motivação para continuar no meio destes confrontos explosivos. Surpreendentemente (ou não), encontrei-me a ouvir a mesma várias vezes após terminar o jogo (quem diria). Antes de iniciarmos um nível (no modo campanha), podemos personalizar a nossa nave de combate ao nível de arsenal, habilidades especiais (maioritariamente escudos) e a sua cor. De salientar ainda que é possível alterar a velocidade do jogo a qualquer momento, o que possibilita ajustarmos a dinâmica e variedade do combate ao estilo que mais se enquadra nas nossas preferências.

Apesar da curta duração do modo de campanha (cerca de 2 horas), isto é, se não perderem muitas vezes, o mesmo está construído de forma a incentivar a repetição da mesma por diversas vezes. Para além dos vários finais, podemos desbloquear mais personalização e obter melhores pontuações em cada nível. Caso desejem algo mais competitivo, existe então o tal modo Arcada que apenas se foca na ação imediata, sem elementos narrativos ou personalização da nave (apenas algumas opções como a velocidade do jogo). No fundo, consiste numa experiência mais tradicional com a habitual leaderboard que permite uma competição saudável (ou não) entre os vossos amigos, ou com desconhecidos, obviamente.

 

Um Shoot ‘em up que merece a vossa atenção!

Natsuki Chronicles é um título digno de qualquer fã do género shoot ‘em up. O caos criado no ecrã graças à sua jogabilidade explosiva e ao seu visual dinâmico, fornece uma experiência muito divertida e sempre intensa neste tipo de jogo. Confesso que após a conclusão da sua narrativa apelativa (porém, previsível), voltei a pilotar em dificuldades mais exigentes e com diferentes armas. Desta forma, senti que esta aventura ainda continuava fresca e entusiasmante e sempre acompanhada por uma bela companhia musical. Por outras palavras, e de forma resumida, Natsuki Chronicles é um jogo excelente e essencial se gostam de shooters clássicos e caóticos.

positivo Jogabilidade divertida
positivo Banda sonora com uma energia contagiante
positivo Narrativa interessante (apesar da sua simplicidade)
positivo Personalização da nave

errado Algum desconforto visual nos primeiros níveis
errado Durante a jogabilidade, é difícil acompanhar a narrativa

Data de Lançamento: 18/02/2021
Produtora: Qute
Editora: Rising Star Games
Género: Shoot ‘em up
Plataformas: PlayStation 4, PC

Foi disponibilizado um código para análise. (Analisado numa PlayStation 5)

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

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